Cárie Crônica: entenda o que é, e quem pode ter?

Ninguém é imune a adquirir a cárie, até porque ela normalmente é causada por restos de alimentos na boca. Porém, existem dois tipos que podem te atingir, a aguda e a crônica.

Porém, de modo geral, as cáries são doenças que provocam danos aos dentes, através de bactérias que produzem ácidos que atacam o tecido dentário. 

Inclusive, isso pode formar várias cavidades na superfície dental, e quando não tratada, as cáries podem chegar a provocar dores, infecções e até mesmo a perda dos dentes.

E apesar de serem tipos diferentes e de cada um deles possuírem características próprias, as causas permanecem as mesmas. 

Então, isso quer dizer que prioritariamente ela surge da má higienização bucal, ainda que existam outras causas variadas que possam gerar o aparecimento da cárie, seja ela crônica ou não.

Como a cárie pode ser crônica?

Normalmente, as cáries agudas podem ser identificadas quando se aparece sensibilidade aos doces, ao frio e aos ácidos. 

Além da cárie aguda normalmente variar entre as cores amarelas e castanhas, possuir consistência macia, friável, que habitualmente parecem uma massa de aparência necrótica. Por isso, ela costuma apresentar um tratamento mais rápido. 

Por sua vez, além de ter um tratamento muito mais longo, os dentes que possuem cárie crônica ficam totalmente escurecidos. 

Isso porque, essa doença é caracterizada pela desmineralização do esmalte dentário, sendo que geralmente ocorre em adultos e com um processo mais lento. 

Além disso, também é importante lembrar que dificilmente quem possui cáries crônicas irá diagnosticá-la sozinho, sem ajuda de um odontologista.

Por isso, é sempre importante estar se consultando com um dentista, e uma das maneiras mais eficazes é adquirindo um plano dental completo, que te permite cuidar totalmente da sua saúde bucal e até mesmo prevenir o surgimento de outras enfermidades.

Como tratar a cárie crônica?

Para lidar com esse problema, existem diferentes formas de tratamento para cáries, que variam de acordo com a gravidade do problema, que foi identificada pelo odontologista. 

Sendo então, mais comum o tratamento feito em uma única sessão, na qual a cárie é removida, em conjunto com o tecido infectado, seguido pela aplicação de resina no dente onde estava a cárie. 

Todavia, esses são os principais métodos para tratar o problema:

  • Aplicação de flúor;
  • Restauração dentária;
  • Tratamento endodôntico;
  • Extração.

Entre essas opções apresentadas, todas elas são possibilitadas pela adesão de um plano saúde dental, que normalmente acabam oferecendo diversos tratamentos em um único convênio. 

Ou seja, através do plano, você pode estar tratando a cárie com a aplicação do flúor, por exemplo.

Importância do plano dental

Além dos cuidados básicos com a saúde dental, adquirir um plano odontológico é o passo mais importante que se dá no combate e na prevenção de cáries e doenças bucais, seja um convênio tradicional ou um plano dental para mei, ou seja, adquirido via CNPJ.

Até porque, nossa região bucal necessita de cuidados periódicos, assim como restantes do nosso corpo, fazendo com que as visitas aos dentistas sejam importantes e necessárias para manter a boca saudável de um ponto de vista médico e estético.

Todavia, existe uma crença popular muito forte de que adquirir um plano odontológico é muito custoso, e quando não é oferecido como benefício pela empresa, ter um convênio acaba sendo inviável. 

Porém, até para isso, existe uma alternativa, caso atue como Pessoa Jurídica, ou seja ao invés de contratado, seja um prestador de serviço poderá estar optando pela adesão de um convenio odontológico para mei

Esses são planos que se assemelham muito aos convênios odontológicos tradicionais em sua função, sendo que o responsável pelo CNPJ arca com o pagamento das mensalidades do convênio dentário, visto que o valor que cada beneficiário paga é definido por determinadas empresas. 

Por conta disso, é importante fazer uma comparação entre os serviços oferecidos pelos planos para assim, você adquirir um plano odontológico para MEI

Dicas de prevenção

Obviamente, a melhor maneira de se manter longe de cáries é através de uma boca saudável, porém existem algumas dicas que aumentam consideravelmente a prevenção do surgimento de cáries e de outras doenças. 

Entre algumas das formas, podemos citar a visita regular ao dentista, independente de apresentar ou não sintomas de problemas dentais, sendo que o ideal é a cada 6 meses. 

Assim como a alimentação também. Então, procure evitar o consumo de doces e alimentos ácidos, opte pela alimentação feita através de uma dieta feita com vegetais, frutas e gorduras saudáveis. 

Portanto, um bom exemplo disso são os peixes que são ricos em ômega 3, azeite de oliva e abacate. Além disso, é importante se afastar do uso de substâncias como o cigarro e o álcool.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 9 =