Como desenvolver um plano de expansão?

A competitividade atual do mercado faz com que as empresas tenham a necessidade de buscar se atualizar o tempo todo, adotar novas tecnologias e elaborar um plano de expansão, pois só assim se tem um sucesso e destaque.

Segundo alguns dados do Sebrae, 1 a cada 4 empresas do país acabam fechando as portas antes mesmo de completar 2 anos, demonstrando o quanto é necessário se atualizar e desenvolver um plano de expansão.

A acomodação é algo que não pode fazer parte dos negócios, pois essa característica tende a ser um dos principais empecilhos para que as empresas não tenham uma boa lucratividade.

Entretanto, quando analisamos o outro lado, por exemplo, uma empresa de montagem mecânica industrial que tem visto que o máximo do seu potencial tem sido atingido, chegou a hora de expandir e continuar trilhando uma trajetória de sucesso.

E é aí que entra o plano de expansão, pois esse recurso tende a ser fundamental para que a sua empresa continue se atualizando e crescendo através de uma organização e planejamento único.

Por isso, para que a sua empresa sempre fique marcada na mente do público por se reinventar e inovar, desenvolver um plano de expansão é um movimento necessário e que tende a fazer toda a diferença.

O que é o plano de expansão?

Por mais que expandir muitas vezes seja um assunto que causa um certo receio em algumas empresas ou empreendedores, quando você já está investindo em novos cenários para o seu negócio, de alguma forma já está pisando no território da expansão.

Ou seja, a busca por um novo produto em seu negócio, como uma bomba centrífuga para água por si só, já é uma forma de expansão, pois se está estabelecendo algo novo em sua empresa.

Sendo assim, ao realizar algumas ações, a sua empresa já está trilhando o caminho da expansão. Dentre essas ações podemos destacar:

  • Aquisição ou fusão com outro negócio;
  • Ampliação de bens e serviços;
  • Abertura de filiais;
  • Adição de franqueados.

Com isso, por mais que expandir muitas vezes possa parecer um desafio gigantesco, saiba que é algo natural e necessário para que a sua empresa se consolide no mercado e não dê espaço para a concorrência.

Entretanto, assim como em nossa vida, para buscarmos um produto como uma bucha de fixação para eixos é necessário ter um planejamento, diante da expansão também é necessário se planejar e realizar passos assertivos.

Dessa forma, o plano de expansão é fundamental, estabelecendo um diagnóstico da situação atual do negócio e traçando um mapa dos pontos a serem seguidos justamente para que a estratégia de expansão ocorra da melhor forma possível.

Por isso, desenvolver um plano de expansão consciente e impactante é uma ação necessária e que tende a fazer toda a diferença em relação a expansão e crescimento da sua empresa.

Principais ações para expandir um negócio

Se tem algo que a expansão realmente não pode ser é genérica, por isso é essencial ir a fundo e conseguir estabelecer estratégias e ações com foco e que vão proporcionar resultados incríveis.

Toda expansão, seja ela de um lançamento de um novo produto, como conexões forjadas aço inox, ou até mesmo a abertura de uma nova filial, é necessário ter um foco e saber o rumo desta nova estratégia.

Sendo assim, de modo geral as expansões podem seguir algumas direções, sendo elas:

  • Um mix de produtos;
  • Unidades de negócio;
  • Perfil de cliente atingido;
  • Canais de vendas.

Além disso, algumas estratégias atuais auxiliam muito as empresas a expandirem e desenvolverem um bom plano de expansão, sendo elas:

Estratégia de expansão orgânica

Esse tipo de expansão se dá quando ocorre a criação de novos produtos, desenvolvimento de novos canais de distribuição ou até mesmo um aumento do alcance da empresa.

Sendo assim, ao lançar, por exemplo, um novo óleo de corte para usinagem que está prometendo revolucionar o mercado, se está colocando em prática a expansão orgânica.

Além disso, esse tipo de expansão é bem característico de negócios de pequeno e médio porte.

Estratégia de fusão ou aquisição 

Esse tipo de expansão já se caracteriza por ser um pouco maior, pois ele ocorre quando um empreendimento se funde ao outro ou quando uma empresa acaba comprando seu concorrente.

Sendo assim, essa estratégia de expansão tende a aumentar consideravelmente o tamanho do negócio, e se houver uma afinidade entre os negócios originais de cada empresa, os resultados são totalmente animadores.

Critérios a serem avaliados na expansão

Uma das principais diferenças das empresas que falham em sua expansão e as que têm sucesso está associada justamente à análise da viabilidade da transformação em seu negócio.

De nada adianta pensar em expandir se essa ação não vier cercada de análises e informações que assegurem essa expansão e demonstram que isso é possível.

Sendo assim, ao ter a decisão de expandir, por exemplo, com um produto como uma conexão instantânea pneumática é necessário embasar o novo desenho que será modelado e tudo que ele irá compor.

Os estudos tendem a demonstrar se a sua empresa realmente está preparada para expansão, trazendo informações convictas que realmente assegurem a realização dessa estratégia.

Entretanto, é necessário ir a fundo nas análises que serão realizadas, confeitando algumas questões que podem ajudar, como:

  • Diagnóstico atual da empresa;
  • Análise da concorrência;
  • Gestão empresarial;
  • Gestão financeira;
  • Capacitação;
  • Marketing;
  • Novas parcerias;
  • Inovação.

Logo, ao ter essas questões bem definidas e analisadas, realmente sua empresa terá muito mais consciência em relação ao plano de expansão a ser desenvolvido, levando em consideração o cenário atual e todas as ações que são possíveis.

Por isso, considerar essas questões a serem avaliadas é o que proporcionará muito mais precisão em relação às estratégias e ações para expandir a sua empresa e caminhar cada vez mais rumo ao sucesso.

Como desenvolver um plano de expansão?

Um dos principais objetivos é buscar desenvolver um plano de expansão eficaz que deve ser expandido de forma inteligente e principalmente alicerçada em boas práticas.

Por isso, é necessário desenvolver um plano de expansão eficaz, pois esse recurso permitirá o suporte necessário para evitar erros, prejuízos, frustrações e principalmente o desgosto.

Pensando nisso, para que você não caia em armadilhas e desenvolva um plano de expansão eficaz em seu negócio, confira algumas ações que devem ser tomadas e tendem a fazer toda a diferença.

1 – Tenha objetivos claros

É necessário que se saiba onde a sua empresa pretende chegar, pois só assim os caminhos e ações serão traçadas com o máximo de eficácia e clareza.

Além disso, ao ter os objetivos de uma forma clara, os colaboradores tendem a entender e direcionar seus esforços para que os resultados venham ser alcançados e a empresa continue crescendo.

2 – Tenha os recurso em mão

Ao traçar os objetivos e ter em mente os caminhos que a sua empresa tende a trilhar, chegou o momento de listar tudo aquilo que será necessário para que os objetivos de fato possam ser alcançados.

Entretanto, ao considerar o que será necessário para conquistar os objetivos, é importante saber que nem tudo envolve capital de giro, podendo ser algumas questões como um quadro funcional, um anúncio sobre tinta industrial preço ou até mesmo a contratação de profissionais.

3 – Conheça os possíveis problemas

Por mais que nós busquemos sempre evitar os problemas e estabelecer uma trajetória de sucesso, os problemas acabam sendo algo natural e que hora ou outra podem aparecer em seu plano de expansão.

Por isso é necessário conhecer os possíveis empecilhos e realmente se mostrar pronto caso eles apareçam, reagindo da melhor forma possível e dando a volta por cima.

4 – Retorno do investimento

Em um bom plano de expansão dos negócios é preciso estabelecer alguns prazos para o retorno dos investimentos realizados, tendo uma noção e consciência de em quanto tempo em média sua empresa estará diante de um crescimento constante.

5 – Métricas e indicadores

Para concluir o plano e monitorar o desempenho de uma forma eficaz, indicadores são essenciais e podem ajudar muito o seu negócio ter uma consciência das ações que estão dando certo e de possíveis erros que estão sendo cometidos.

Por isso, assim como um diligenciamento de fabricação verifica e relata os progressos encontrados nos locais de fabricação, as métricas e indicadores tendem a verificar e relatar os progressos desenvolvidos pela empresa.

Benefícios do plano de expansão

Para que se entenda ainda mais a importância desse recurso e o quanto o plano de expansão é um dos fatores determinantes nas empresas, confira alguns dos benefícios que esse recurso tende a trazer ao seu negócio:

  • Superação de problemas;
  • Aumento do volume do negócio;
  • Economia de escala;
  • Redução de riscos;
  • Ampliação da base de clientes.

Sendo assim, fica claro o quanto a sua empresa tende a ganhar ao desenvolver um plano de expansão eficaz, estabelecendo um crescimento e evolução constante.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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