Ouvidoria como marketing conversacional

A ouvidoria é um dos grandes desafios quando o assunto é atendimento na empresa, afinal essa é uma área que gera muitas reclamações e pode acabar manchando a imagem do seu negócio.

Mas sabia que existe uma solução? O marketing conversacional pode ser o que você precisa para manter um diálogo efetivo com os seus clientes, afinal as pessoas estão cada vez mais buscando por empresas que tenha um atendimento:

  • Impecável;
  • Ágil;
  • Personalizado;
  • Humanizado;
  • Eficiente. 

Saiba que para suprir a necessidade dos consumidores, a estratégia de marketing conversacional vem ganhando cada vez mais espaço, seja em uma empresa de serviços de tratamento de efluentes ou em lojas de departamento.

Essa técnica tem sido muito efetiva graças ao uso de ferramentas tecnológicas que tornam o atendimento ao cliente cada vez mais eficaz, tudo é feito através do chat automatizado, o que permite agilidade e satisfação dos clientes.

Por isso, independentemente se você tem uma loja de artigos eletrônicos ou de rodízio para cadeira de escritório, saiba que o marketing de conversação é muito importante para o atendimento da sua empresa.

Continue lendo esse artigo, entenda mais sobre como funciona e como implementá-lo. Boa leitura!

Ouvidoria e o marketing de conversação

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, isso é fato, ninguém mais quer consumir de marcas que não se preocupem com o meio ambiente e o descarte de resíduos para empresas, além de claro que estejam preocupados com os clientes.

Por isso que o marketing de conversação é um grande diferencial na questão do atendimento das empresas, pois através dele é possível qualificar o tempo do cliente, além de potencializar os resultados do negócio.

A implementação acontece através de trilhas de contato personalizados, com espaços e ferramentas de informação que estimulem o engajamento dos seus clientes e prospects, conseguir essa satisfação no momento da avaliação é um grande diferencial.

Dessa forma, uma empresa que presta serviço de curso ead iso, por exemplo consegue oferecer:

  • Atendimento de excelência;
  • Atendimento humano e tecnológico;
  • Tornar as demandas adequadamente tratadas e solucionadas.

É importante ressaltar que quando falamos sobre marketing de conversação na ouvidoria, para que ele seja efetivo, apenas a incorporação de ferramentas tecnológicas ao atendimento como os chats automatizados em redes sociais e sites, não são suficientes.

Isso porque esses sistemas de mensagens robotizadas que orientam que um cliente que deseja comprar um medidor de umidade, por exemplo, pode conter algumas falhas, como ter que teclar diversos números para enfim falar com alguém.

Por isso, se você deseja otimizar o seu atendimento e executar um bom marketing de conversação, você precisa investir na inteligência artificial e nos algoritmos, dessa forma você terá um atendimento eficiente e personalizado.

É importante que você entenda, que por mais que os clientes estejam falando com robôs, o atendimento precisa ser:

  • Acolhedor;
  • Ter uma escuta e diálogo.

Além disso, o cliente sempre cisa ter a opção de falar com um atendente, isso facilita o diálogo e faz com que as pessoas entendam que a sua empresa se importa com os seus consumidores.

Como essa estratégia auxilia empresas?

Bom, agora que você já entendeu o conceito do marketing de conversação, saiba que através dessa prática é possível se beneficiar de diversas formas como:

  • Engajamento;
  • Personalização;
  • Escalabilidade;
  • Geração de leads.

Isso mostra como essa é uma estratégia eficiente, veja a seguir algumas outras vantagens que essa estratégia oferece para a sua empresa.

Automatização do atendimento

O novo perfil de consumidor não tem tempo a perder, e o que isso quer dizer? Quanto mais rápido a sua marca de conectar com o consumidor, maiores serão as chances de aumentar o interesse pelo seu produto ou serviço.

Dessa forma, quando uma pessoa estiver buscando por uma empresa que preste serviços de projeto básico de barragem, e for atendida por um chatbot, não ficarão horas esperando, tornando o seu contato mais efetivo.

Ou seja, entre uma empresa que demora até dias para responder e uma que te atende na hora e tira todas as suas dúvidas, qual o cliente irá escolher?

Fluidez na jornada de compra 

Quando você disponibiliza em bom sistemas de comunicação, as pessoas não perdem tempo com questões simples, conseguem tirar todas as suas dúvidas e com isso percorre a jornada de compra de uma forma mais fluida.

Nesse sentido, a personalização consegue oferecer um valor, além da informação que o cliente busca, isso ocorre no momento certo, tornando a comunicação cada vez mais eficaz.

Análise de resultados 

Através dessas ferramentas é possível analisar todos os resultados que foram gerados e com isso acompanhar as métricas, essa prática é importante para tornar a sua estratégia mais sucedida, afinal com as nações em mão é possível aprimorar os resultados. 

Os indicadores mais importantes são:

  • Percentual de desistência em cada etapa;
  • Origem dos leads qualificados ;
  • Taxa de conversão do chatbot;
  • Volume de leads qualificados;
  • Volume de leads completo. 

Com essas informações você alinha as expectativas das equipes e consegue oferecer um melhor desempenho, o que reflete na satisfação dos seus clientes.

Identificação de leads qualificados

Através de um atendimento rápido e personalizado, o marketing conversacional consegue conquistar informações importantes além de todas as interações com o seu público, pois é a partir desse conhecimento que sobre os seus consumidores que você identifica os leads.

Isso permite que uma empresa que presta serviço de resgate de flora, por exemplo, consiga encontrar as pessoas que estão mais propensas a fechar negócio, dessa forma é possível direcionar as equipes de vendas e obter sucesso com a venda.

Disponibilidade e redução de custos 

Toda empresa quer economizar mas sem abrir mão da qualidade certo? Através dos chatbot não é preciso deixar uma pessoa 24 horas por dia para atender os seus clientes, além disso, eles conseguem acessar as informações mesmo fora do horário comercial.

Com isso, o marketing conversacional consegue fazer com que o cliente tenha interação a qualquer hora e qualquer dia da semana, seja feriado, fim de semana, enfim, você economiza pois não precisa contar com uma central de atendimento nesses dias.

Como aplicar o marketing conversacional?

Se você tem uma empresa e deseja engajar o seu público através da conversa, é importante oferecer diversos canais para que a comunicação aconteça de maneira efetiva, por isso para aplicar uma estratégia de marketing conversacional você precisa:

  • Investir em meios digitais de comunicação com os clientes;
  • Site corporativo;
  • Perfis nas redes sociais. 

Para que isso aconteça você precisa centralizar as interações em um único lugar, pois o cliente precisa ter acesso a diversas formas de contato.

Por exemplo, se ele pesquisar sobre empresas que realizam consultoria ambiental IBAMA no Google e foi direcionado para o seu site ele precisa conseguir falar com você por lá ou por qualquer outra rede social.

Por isso é muito importante que você invista em uma plataforma de atendimento integrado, isso torna todas as conversas entre o seu cliente e a sua empresa mais eficaz, pois dessa forma todos os canais de comunicação serão unificados.

Isso facilita o seu atendimento, pois não é preciso que o seu cliente repita todas as informações sempre que for falar com alguém, afinal todas as mensagens estarão reunidas em um só lugar.

Isso proporciona uma experiência única, pois todas as pessoas irão receber o mesmo atendimento, por mais que as mensagens sejam diferentes, isso faz com que o cliente se sinta satisfeito e consiga resolver o seu problema.

Além disso, o gestor da equipe de comunicação, terá um maior controle dos atendimentos, acompanhando em tempo real o fluxo de contatos, isso permite que os problemas sejam resolvidos de maneira mais fácil.

Através dessa prática a comunicação entre o seu cliente e a sua empresa fica cada vez mais próxima e eficaz, pois os chatbots desenvolvem um grande avanço no atendimento, fazendo com que os consumidores fiquem cada vez mais satisfeitos.

Por isso, se você quer se destacar no mercado, é importante que ofereça o melhor atendimento, pense em quantas pessoas já deixaram de consumir os seus produtos ou serviços por algum problema no atendimento.

Para algumas empresas esse tópico pode até parecer besteira, mas saiba que o atendimento é um fator decisivo no momento da compra, os empreendimentos que entendem essa realidade conseguem se sobressair.

Busque recursos e entenda como anda o seu atendimento, implante ferramentas que façam com que a experiência do seu cliente seja cada vez mais efetiva, com isso você terá um aumento em suas vendas, pois um bom atendimento gera mais lucro para um negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.